worldstrokeday

29 de outubro – Dia mundial do AVC (World Stroke Day 2015)

O dia mundial do AVC (The World Stroke Day) foi estabelecido pela American Stroke Organization desde 2006, sendo o dia 29 de outubro o dia escolhido para o evento, o qual visa salientar o caráter grave e as altas taxas de incidência de acidentes vasculares cerebrais, sensibilizando a população para a prevenção e para o tratamento desta condição, garantindo uma melhor assistência e suporte para os sobreviventes.

O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo de indivíduos acima de 60 anos de idade e a quinta maior causa entre as idades de 15 e 59 anos, podendo atingir todas as faixas etárias. O AVC é responsável por mais mortes ao ano do que as causadas por AIDS, malária e tuberculose juntas. No Brasil, as doenças cerebrovasculares, as quais têm o derrame cerebral como maior representante, são a principal causa de morte, superando o câncer e o infarto. Além de ser causa de morte, o AVC também é a principal causa de abandono de atividades devido às sequelas graves que impedem as pessoas de se movimentar, de falar ou mesmo de comer sozinhas, trazendo muitos transtornos familiares, além de gastos públicos muito grandes.

O que fazer no AVC?

A principal causa de derrame é a hipertensão arterial não tratada de forma correta. Por isso, a melhor maneira de previnir o AVC e reduzir o número de mortes por esta causa é controlar bem a pressão arterial, seguindo as orientações médicas, aferindo regularmente a pressão, diminuindo o sal da alimentação, abolindo o tabagismo, realizando atividade física e tomando os medicamentos regularmente quando indicados.

Recentemente a American Heart Association, a qual trabalha em conjunto com a American Stroke Association, publicou em sua página do Facebook um vídeo, no qual o mnemônico em inglês de reconhecimento do AVC é abordado em forma de música. Este é baseado no F = Face is drooping; A = Arm is weak; S = Speech is slurred; T = Time to call 911. Basicamente, avalia-se a simetria da face do paciente; a força nos membros superiores; se a fala está arrastada ou se o paciente não consegue se comunicar verbalmente; e por último, que é hora de ligar para o serviço médico de urgência.

ucm_477785

If someone has a stroke near you, The FAST song tells you what to do.

F-A-S-T FAST, F-A-S-T FAST

The letter “F,” it stands for face,

If one half droops, no time to waste.

The letter “A” means an arm that’s weak,

The letter “S” means it’s hard to speak.

The letter “T” means it’s time for 9-1-1, Call right away so help will come.

Learn the song to show you care And help end stroke each time you share.

Face – Arm – Speech – Time – FAST

Link da F.A.S.T. Song: https://www.youtube.com/watch?v=oyzwfsdd4AE

A versão em português do mnemônico F.A.S.T. é S.A.M.U. Ou seja, pode-se avaliar a pessoa pedindo a esta realize o “SAMU” , que são quatro tarefas fáceis:

S = Primeiro, pede-se para pessoa SORRIR, para observar se algum lado da face está paralisado, na pessoa que está tendo um derrame o sorriso já não é igual dos dois lados do rosto. A face pode ser assimétrica.

A = Segundo, pede-se para a pessoa ABRAÇAR, para levantar os dois braços ao mesmo tempo e mantê-los elevados. Se um deles cair um pouco ou muito também pode ser um sinal de AVC.

M = A terceira etapa é pedir para que cante uma MÚSICA, assim pode-se perceber se a pessoa está conversando adequadamente, outra opção é pedir para que repita uma frase.

U = No teste, a letra “U” corresponde a URGÊNCIA. Ou seja, deve-se chamar um serviço de remoção (SAMU 192), para que a pessoa seja encaminhada para atendimento médico o mais rápido possível, ou levar o paciente para um hospital com serviço de neurologia de plantão.

Para maiores informações sobre o evento, acessem a página oficial do World Stroke Day 2015http://www.strokeassociation.org/STROKEORG/General/World-Stroke-Day-2012_UCM_444999_SubHomePage.jsp

Ou ainda o site oficial da American Stroke Association: http://www.strokeassociation.org/STROKEORG/

COMPARTILHE ESSA IDEIA E SEJA UM DISSEMINADOR DE CONHECIMENTO!