O PERC, desde sua fundação, apoia sua história em uma causa central e maior, que vem nos movendo desde então. A disseminação dos conhecimentos em suporte básico de vida para todos os públicos, nosso objetivo principal, é uma atitude embasada em diversas evidências científicas ao redor do mundo. O impacto do conhecimento do tão simples protocolo de reanimação cardiopulmonar é tão grande na morbi-mortalidade mundial que nos entristece o fato de tantos ainda o desconhecerem, mas essa tristeza vem acompanhada da vontade de mudar esse quadro, de fazer a nossa parte.

A Revista da Escola de Enfermagem da USP, dotada dessa consciência, publicou um artigo bastante interessante que analisa o conhecimento do público em SBV, cujo resumo segue abaixo, junto do link.

“A capacitação do leigo para o atendimento precoce em situações de emergência e instituição do suporte básico de vida (SBV) é fundamental para salvar vidas e prevenir seqüelas. O objetivo foi identificar o conhecimento dos leigos sobre SBV. Utilizou-se entrevista estruturada em linguagem nã-técnica. A amostra compreendeu 385 sujeitos, a maioria (57,1%) do sexo feminino com ensino médio completo e superior incompleto (53,7%). Verificou-se apenas 9,9% conhecem a manobra de respiração boca-a-boca; 84,2% conhecem a técnica de compressão torácica externa (CTE), e destes, 79,9% sabem sua finalidade. Apenas 14,5% sabem posicionar a vítima para realizar a CTE; 82,4% referem uma freqüência menor que 60 CTE/minuto. Por não apresentarem adequada informação e fundamentação das etapas do SBV, os leigos podem prestar atendimento incorreto à vítima de emergência, acarretando prejuízos à reanimação.”

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342009000200012&script=sci_arttext

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *