Artigo “Mortalidade em um Ano após Evento Coronário Agudo e seus Preditores Clínicos: O estudo ERICO”

Um artigo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Volume 105, nº 1, Julho 2015, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, traz como tema a mortalidade em um ano após um evento coronariano agudo de pacientes que foram tratados em hospital de referência em cardiologia e em hospital comunitário não especializado.

A síndrome coronariana aguda (SCA) é um termo amplo que abrange infarto do miocárdio com elevação do segmento ST, infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST e angina instável. Eventos de SCA são frequentes no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas, o aumento da população idosa e da prevalência de alguns fatores de risco cardiovasculares, como a obesidade e o diabetes, contribuíram para aumentar o número de indivíduos que sofrem de SCA.

Desta forma, informações a longo prazo sobre a sobrevivência após um evento de SCA são de grande interesse. A maioria dos estudos de pós-SCA de longo prazo concentram-se em pacientes tratados em centros de referência em cardiologia ou em unidades que tenham divisões de cardiologia. Contudo, a maioria dos pacientes com SCA procura por tratamento em hospitais comunitários não especializados. Normalmente, esses locais não realizam cateterismo e revascularização cardíaca e não possuem uma unidade coronariana. Dessa forma, é importante um estudo com essas proporções, visto que essa é a realidade da saúde pública em grande parte de nosso país.

Segue, em anexo, o arquivo, com mais detalhes e resultados do estudo.

Mortalidade em um Ano após Evento Coronário Agudo e seus Preditores Clínicos – O estudo ERICO