Palavras de um dos fundadores

11905392_992264597533898_2214120528986192554_n“O Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória – PERC- na minha vida!
Falar do PERC traz muitas alegrias e memórias maravilhosas de uma época em que acreditar no sonho era algo muito forte e que atualmente consigo reviver todos os dias, graças aos momentos inesquecíveis o Programa me proporcionou.
O PERC surgiu muito cedo na minha vida acadêmica, como uma idéia encabeçada por um dos alunos mais empreendedores que a Faculdade de Medicina conheceu. Hoje ele é um grande médico e sua motivação ainda inspira muito. O então aluno e hoje médico, Mário Luiz Guerra de Castro acreditou em sua idéia e, em 1996, resolveu chamar dois amigos seus de turma para um projeto, que hoje é um programa e já tem cerca de 19 anos desde sua fundação.
No início, o PERC era apenas uma idéia, muito forte por sinal, mas depois ele se tornou uma vontade crescente de mudança e logo começamos a nos reunir, Eu, Mário Guerra e Carlos Jaime de Araújo Filho. Foi então que surgiu uma pasta para o projeto e eu era o guardião daquela pasta, com muito orgulho! Ela continha papéis de nossas idas e vindas às Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e logo estava cheia de documentos.
O grupo do PERC começou a crescer e com ele, a coragem para enfrentar situações e barreiras que pareciam intransponíveis. A idéia que virou pasta tornou-se capacitação para alunos recém ingressos de toda a Universidade Federal do Ceará, Simpósio Internacional de Reanimação Cardiopulmonar, integração ao currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFC de treinamento em manobras de suporte de vida, aquisição de manequins para treinamento dessas manobras, livro, manuais, trabalhos em congressos, treinamentos para diversos setores da sociedade e até um ônibus para o transporte e realização das atividades, além do conhecimento, crescimento e capacidade de enfrentamento que nós nem sabíamos que possuíamos.
Mas isso não foi o mais importante. As principais contribuições do PERC em minha vida foram o convívio, a amizade, o carinho, a disciplina e o aprendizado que consegui adquirir com cada um de seus integrantes ao longo da jornada durante e após a faculdade. Ainda há muito a se conquistar, mas tenho certeza de que a semente plantada em 1996 ainda consegue gerar muitos frutos e alegrias nas vidas dos que fizeram e ainda fazem parte desse Programa espetacular. Muito obrigado por tudo!!”

Depoimento de um dos fundadores do PERC, Rômulo Fernandes Augusto Filho, hoje Médico de Família e Comunidade e Mestre em Saúde da Família.

É um prazer e uma honra fazer parte dessa história, compor uma das tantas gerações desse projeto tão lindo. Gerações que vão constituindo o PERC a cada ano e trabalhando sempre para manter e expandir ainda mais nosso projeto. Ao Dr. Rômulo Fernandes, o nosso muito obrigado, pelo legado, pelo apoio e pela motivação!